sábado, 20 de novembro de 2010

CONFISSÕES DE UM EX-CRISTÃO

O Buraco do Crente
Oi, sou um Ateu e um ex-cristão. Como ex-cristão, reobservei aquilo que eu costumava acreditar e pensei: Como pude ser tão ingênuo? Como cristão, eu tinha pouco conhecimento sobre Biologia, Física, Geologia e Química. Ainda assim, discutia sobre evolução, fósseis e datação radioativa. Eu dizia saber de problemas que cientistas não consideravam quando desenvolveram esses métodos. Essas supostas falhas eram-me apontadas por outros cristãos. Após ter lido vários livros sobre cada um desses assuntos, hoje conheço mais do que podia imaginar. Sei que os cientistas estão cientes dessas supostas falhas.
Como cristão eu negava arduamente a existência de outros DEUSES, mas me irritava quando alguém negava a EXISTÊNCIA do MEU DEUS. Eu tinha LIGAÇÕES EMOCIONAIS COM MINHA CRENÇA. Minha crença agora é baseada na LÓGICA e na RAZÃO e não em emoção ou sentimentos.
Como cristão eu me sentia INSULTADO e "DESUMANIZADO" quando diziam que os humanos evoluíram de outros tipos de vida mas não tinha problema com a afirmação bíblica de que AS PESSOAS FORAM CRIADAS DE POEIRA. Ignorava a prova de milhões de testes que apontavam para uma teoria diferente. Hoje estudo essas descobertas científicas com a MENTE ABERTA.
Como cristão eu ria do POLITEÍSMO mas não tinha problema em crer que o PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO eram distintos mas também UM SÓ. Pra mim, a TRINDADE fazia mais sentido do que MÚLTIPLOS DEUSES. Hoje não acredito em DEUS algum.
Como cristão ficava zangado com a violência atribuida ao ISLAMISMO ou outra religião, mas não quando o BANHO DE SANGUE era cometido pelo MEU DEUS. Eu criava DESCULPAS para o MEU DEUS. Por exemplo: O EXTERMÍNIO de BEBÊS egípcios no êxodo e o GENOCÍDIO em Josué, incluindo MULHERES, CRIANÇAS, animais e árvores. Eu também dizia que o meu DEUS era BONDOSO e AMÁVEL.
Como cristão, eu achava crenças HINDUS que endeusavam seres humanos eram simplesmente BOBAS. Eu achava que as histórias gregas de DEUSES dormindo com MULHERES eram ABSURDAS. Mas não via nada de errado no Espírito Santo engravidar Maria, da qual nasceu um HOMEM-DEUS que morreu, ressuscitou, e depois voou para o céu. Hoje percebo que essas DIFERNÇAS SÃO MÍNIMAS. UMA CRENÇA É TÃO BOBA QUANTO A OUTRA.
Como cristão, estava disposto a passar minha vida procurando por falhas na idade estabelecida pelos cientistas para a terra (alguns bilhões de anos), mas NÃO VIA NADA DE ERRADO em datas marcadas por homens da IDADE DO BRONZE em suas tendas, adivinhando a idade da Terra.
Como cristão, acreditava que toda a população, exceto aqueles que compartilhavam da minha crença, sofreriam a eternidade do inferno. E eu considerava minha religião “TOLERANTE” e “BONDOSA”. Agora estou LIVRE DO MEDO DO INFERNO.
Como cristão, eu ignorava estudiosos que evidenciavam que a bíblia não era uma fonte confiável. Mas uma pessoa emotiva rolando pelo chão gritando algo incompreensível era toda a prova de que eu precisava. Hoje sei que isso não faz o menor sentido.
Como cristão, eu achava que os estudos que mostravam a ineficiência da prece eram obras de SATANÁS. Acreditava que uma prece não atendida era apenas Deus dizendo “NÃO”. Eu ignorava o fato de que rezar para qualquer DEUS produzia o mesmo resultado. Também ignorava o fato de que, se o meu DEUS era o verdadeiro, minhas preces seriam atendidas mais do que preces para outros DEUSES, o que causaria uma anomalia estatística. Hoje eu não perco o meu tempo rezando.
Como cristão eu sabia muito pouco sobre minha RELIGIÃO além do que era dito na igreja. Não estudava a história do CRISTIANISMO, o início, como a bíblia foi escrita, que livros foram excluídos da bíblia, os erros de traduções do original hebraico e as atrocidades cometidas em nome do CRISTIANISMO. Eu não precisava desse conhecimento para ser um CRISTÃO. O estudo desses temas e a leitura da bíblia me ajudaram a enxergar a verdade. ESTOU FELIZ POR NÃO ACREDITAR MAIS EM SUPERSTIÇÕES. Acredito que as AÇÕES são mais IMPORTANTES do que CRENÇAS.
29/12/2008
 

Fonte: Professor Vasco
http://professorvasco.blogspot.com/2008/12/confisses-de-um-ex-cristo-oi-sou-um.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário